BIOGRAFIA
![]() |
Elias Moulais exercendo sua função na Secretaria do Zacheu. |
Elias Moulais nasceu em Soturno, é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Filho de Abílio Moulais e Maria Eunice Ferreira Moulais. A família Moulais é uma das mais antigas de Soturno. Estudou de 1ª a 8ª série na Escola Zacheu Moreira da Fraga e o Ensino Médio (Curso Técnico em Contabilidade no Liceu Muniz Freire e CIE) e Magistério no Ateneu Cachoeirense.
É graduado em Pedagogia com pós-graduação em Gestão Educacional. Iniciou a sua carreira como educador de meninos de rua, no bairro Zumbi, em Cachoeiro, sendo contratado pelo antigo IESBEM em 1983, hoje, IASES.
Trabalha na secretaria da E.E.E.F.M “Zacheu Moreira da Fraga” desde 1984 na função de Secretário Escolar. No ano de 2002 trabalhou na APAE de Cachoeiro também como secretário. Em 2012 atuou como Pedagogo na E.M.E.B. “Profº Pedro Estellita Herkenhof”.
É um profissional singular, pois faz seu trabalho na secretaria da escola com muita dedicação e zelo. Parabenizo-o por tantos anos dedicando seu trabalho à Escola “Zacheu Moreira da Fraga”! Você merece todo nosso respeito e carinho pelo seu profissionalismo! Parabéns pelos 30 anos de dedicação!
Professora de Língua Portuguesa do EJA Noturno:
Evônia Geike de Andrade
ENTREVISTA
"Elias Moulais entrevistado por Tamara - Aluna da
7ª série EJA Noturno sob orientação da Professora
de Língua Portuguesa do EJA Noturno Evônia Geike
de Andrade. Teve como objetivo conhecer um pouco
mais sobre o ofício de secretário ao longo dos seus
trinta anos de carreira."
![]() |
Elias Moulais e Tamara da 7ª Série EJA |
Há quantos anos você trabalha Escola “Zacheu Moreira da Fraga”?
R. Em abril de 2014 completarei 30 anos de serviço na função de Secretário Escolar. Sou o funcionário mais antigo da Escola. Comecei a trabalhar no Zacheu no ano de 1984.
Como é trabalhar tantos anos em uma mesma Escola.
R. É muito gratificante, pois a minha função permite um contato mais direto com as pessoas. Desta forma tenho um conhecimento amplo com todos os tipos de pessoas. Comigo, já trabalharam muitas pessoas. Todos ficam admirados pelo tempo que estou trabalhando nesta Escola.
Você se recorda quem era a Diretora da época em que você iniciou na Secretaria?
R. Sim, na época a Diretora era Isa Marli Fonseca Malheiros. Atualmente ela está aposentada. De vez em quando a encontro nas ruas de Cachoeiro.
Você se sente realizado com o seu trabalho na Secretaria?
R. Sim, porque amo o que faço. Cada dia acontece um fato novo. Gosto de trabalhar com o serviço burocrático. Sou professor e pedagogo, porém gosto de atuar em função administrativa.
Faça uma comparação da Escola Zacheu de 1984, de quanto você iniciou a sua carreira com a Escola em 2014. O que mudou?
R. Vou falar mais dentro de minha área, que é a Secretaria. Naquele tempo, final da década de 80. As coisas eram muito difíceis, a área da educação era muito precária. Os problemas eram vários: Sou do tempo da velha máquina de datilografia.
Minha primeira atividade era datilografar prova. Eu catava milho, como dizia o ditado. Eu não tinha curso de datilografia e quem podia fazer o curso era somente quem tinha boas condições financeiras. Eu errava. Com o passar do tempo fui evoluindo! Ninguém me ensinava, porém nunca desisti!
![]() |
Elias Moulais e Tamara da 7ª Série EJA |
Naquele tempo só existiam a Diretora, um Secretário, que era eu e alguns professores. A Escola funcionava em dois prédios distantes um do outro. Eu trabalhava aqui e no anexo, onde hoje é a E.M.E.B. “Sebastião da Rosa Machado”. Fiquei lá entre 1984 a 1996.
Todos os dias eu tinha que levar o livro de ponto no outro prédio para os professores assiná-lo. Era muito desgastante para mim. Eu rodava as provas dos alunos no mimeógrafo a tinta, isso até final da década de 90.
O computador e a máquina de Xerox chegaram aqui na Escola Zacheu no início dos anos 2000. No ano de 2000 é que a Escola começou a melhorar.
Com o advento da informática tudo ficou mais fácil. Hoje tudo evoluiu. Tudo é na base da Xerox. A internet chegou por aqui nos fins dos anos 2000.
Trabalhei sozinho na Secretaria por muitos anos. Com o passar dos tempos a Escola recebeu mais Secretários, e hoje eu trabalho com sete pessoas de A.S.E.s, (Agente de serviço escolar) o que melhorou bastante o atendimento ao público.
Qual é a mensagem você poderia deixar para os jovens estudantes de hoje?
R. Se você pretende vencer os obstáculos, enfrente-os!
Um fato marcante nestes últimos anos.
R. O falecimento de meu pai, recentemente.
Muito obrigada por conceder esta entrevista para nós.
Professora Evônia.
VOU POSTAR, O RAPAZ É MEU PRIMO, NÃO TANTO COMO LUCAS, PORQUE A MÃE DE LUCAS TAMBÉM ERA MINHA PRIMA, MAS DE QUALQUER MANEIRA SOMOS PARENTE, E ESCOLA NA QUAL TRABALHA TAMBÉM, SÃO DE MINHA FAMILIA MOREIRA FRAGA, AFINAL MINHA FAMILIA É DE SOTURNO, E EU ESTOU TÃO LONGE, SALVADOR BA..!
ResponderExcluir